Novo Ensino Médio
Ensaiando, em projetos, a vivência de desafios futuros
Proposta Pedagógica
A proposta educacional do Ensino Médio vai além da preparação para vestibulares. Por meio de projetos interdisciplinares, buscamos desenvolver nos estudantes habilidades essenciais como autonomia, colaboração e protagonismo, promovendo uma formação integral voltada para os desafios do mundo contemporâneo.
Nosso objetivo é formar jovens capazes de aplicar o conhecimento adquirido na prática, em contextos reais do dia a dia, estimulando o senso crítico e a capacidade de resolução de problemas em todas as séries do Ensino Médio.
Na 3ª série, oferecemos conteúdo revisional e reforçamos toda a base acadêmica, preparando os alunos para o momento decisivo dos vestibulares. Além disso, disponibilizamos aulas no contraturno de forma opcional , direcionadas para os principais exames do país, adaptadas ao perfil e às metas dos nossos estudantes.


Inglês e Internacionalização
Temos parceria com as escolas Pioneer School (EUA) e Nile Academy, que permite aos nossos alunos realizar intercâmbios no segundo semestre da 3ª série do Ensino Médio e obter dupla diplomação, ampliando suas oportunidades acadêmicas e profissionais no Brasil e no exterior.
Projetos Socioemocionais
Além do apoio psicológico já disponível na escola, oferecemos o Mapeamento Comportamental combinado com o Teste Vocacional que auxiliam nossos alunos na descoberta de suas aptidões, interesses e possíveis carreiras no ensino superior.
Não nos restringimos aos conteúdos exigidos pelo Enem e vestibulares. Nosso compromisso é com a formação para a vida e para o mundo, incentivando talentos individuais, desenvolvendo aptidões e fortalecendo valores.
Avaliação
O processo avaliativo ocorre de forma contínua e foca nas aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas em diferentes contextos escolares, abrangendo de forma global as habilidades e competências trabalhadas com os alunos trimestralmente.
Seguimos quatro eixos estruturantes para embasar nosso processo avaliativo:
- Investigação científica;
- Processo criativo;
- Mediação;
- Valores e Autonomia / Empreendedorismo.
Assim, o processo avaliativo é realizado aula a aula, por meio do desenvolvimento de projetos, pesquisas, apresentações, debates, simulados, provas, entre outros. Também ocorrem as semanas de sistematização das avaliações mensais e trimestrais, com o processo de recuperação de aprendizagem contínuo e paralelo. Dessa forma, asseguramos que não apenas resultados quantitativos sejam apontados, mas também que dados e informações sejam fornecidos aos professores, sobre como o trabalho de ensino-aprendizagem tem se consolidado com nossos alunos.
Projetos Gerais
Mostra Cultural (UNESCO)
Um evento tradicional e aguardado por toda a nossa comunidade escolar!
Todos os anos, unimos criatividade e conhecimento para desenvolver um grande projeto interdisciplinar inspirado no tema anual anunciado pela UNESCO. Ao longo do 2º trimestre, nossos estudantes, orientados por seus professores, mergulham em pesquisas, experimentos e produções criativas que resultam em trabalhos de excelência e que vão além dos muros da escola.
O ponto alto desse processo é a nossa Mostra Cultural, um momento especial para celebrar e compartilhar todo o aprendizado e as descobertas, com apresentações e exposições repletas de talento, inovação e dedicação.

Feira de Ciências
Realizada todos os anos no mês de maio, nossa Feira de Ciências é um dos momentos mais aguardados pelos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Muito além de um simples evento, ela é uma oportunidade única para desenvolver habilidades essenciais como cooperação, organização do pensamento, comunicação oral e escrita, desenvoltura nas apresentações e, claro, o tão necessário senso crítico e analítico. Também é o que nos direciona a Feiras e Olimpíadas Escolares renomadas.
Com a participação ativa de todo o corpo docente e o protagonismo dos estudantes, a feira se transforma em um verdadeiro palco para o pensamento científico. No Ensino Médio, o foco se volta para projetos inovadores nas áreas de Física, Biologia e Matemática.
Essa data especial, cuidadosamente marcada em nosso calendário, é mais do que uma exposição: é a celebração do conhecimento, da criatividade e do futuro.
FELB (Feira Educacional de Linguagens Belo)
A Feira Educacional de Linguagens do Belo é um evento voltado aos alunos, com o objetivo de promover o aprendizado da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa de forma lúdica e envolvente. Por meio de atividades interativas, apresentações e produções criativas, busca-se despertar o interesse pela norma culta dos idiomas, incentivar a leitura, a escrita e o desenvolvimento de diferentes formas de expressão oral e escrita. O evento também integra a disciplina de Artes, valorizando a criatividade e a expressão artística como recursos para ampliar a comunicação e enriquecer o processo de aprendizagem.
Projetos do Ensino Médio
Simulação do Fórum da ONU – 1ª Série do Ensino Médio
Na Simulação do Fórum da ONU, nossos estudantes assumem o papel de diplomatas, representando diferentes países membros da Organização das Nações Unidas. Ao longo do projeto, eles mergulham em pesquisas sobre política, economia, cultura e interesses estratégicos das nações em relação a um tema atual e relevante.
O resultado é um fórum diplomático dinâmico e realista, no qual cada aluno defende o posicionamento do país que representa, desenvolvendo habilidades de oratória, negociação, pensamento crítico e argumentação — competências essenciais para formar cidadãos preparados para o mundo globalizado.
TCC
Voltado à formação dos alunos da 2ª série do Ensino Médio, o projeto consiste em defender um tema de pesquisa de escolha do aluno, para uma banca avaliadora. Dessa forma, já lhes apresentamos a metodologia de pesquisa científica, seus critérios e validação, preparando-os para o universo acadêmico. Possibilitamos, com esta proposta, que nossos estudantes ampliem seu repertório de mundo, respeitando seus interesses individuais, além de desenvolverem seu senso crítico, analítico e sua argumentação.
Palestras com Ex-Alunos - 3ª série EM
Possibilitamos anualmente diversos encontros entre as turmas do Ensino Médio e ex-alunos nossos, que já se formaram e estão em processo de construção da carreira profissional. Acreditamos que essa troca de experiências, não só profissionais, mas também pessoais, possibilita que nossos alunos antevejam o que os espera na próxima etapa, preparando-os para os desafios futuros, por meio de conversas envolventes e empáticas com quem já os vivenciou.
Vestibular e Enem
Adicionalmente, oferecemos aos nossos alunos ações voltadas à preparação para vestibulares e Enem. Ao longo do Ensino Médio, promovemos projetos direcionados ao desenvolvimento de habilidades, orientações e palestras vocacionais, visitas a instituições de ensino superior e apreciação de espetáculos teatrais sobre as obras clássicas exigidas nos vestibulares. Além disso, contamos com a aplicação de simulados, de avaliações externas, que fornecem dados aos estudantes sobre seu desempenho geral para os vestibulares pelos quais têm interesse. Potencializamos, ao longo da 3ª série do Ensino Médio, atividades que reforçam a apreensão de conteúdos e capacitam os alunos para a resolução de questões de vestibular, ampliando o seu repertório.
Professores Tutores
Desenvolvendo a educação emocional
Para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, temos o Projeto de Tutoria, em que cada turma tem um professor responsável por trabalhar atividades voltadas especificamente ao desenvolvimento socioemocional de nossos estudantes, auxiliando não somente na socialização e fortalecimento de vínculos, mas também mediando situações emocionais que permeiam o desenvolvimento emocional dessa faixa etária.
Mapeamento Comportamental - 1ª série EM
Por meio da plataforma FindLine em parceria com a Sólides, realizamos o mapeamento do perfil comportamental dos alunos da 2ª ª série do Ensino Médio. Tal mapeamento tem por objetivo fornecer aos professores dados para um aprofundamento maior sobre o perfil das turmas e dos alunos de forma individualizada, possibilitando o desenvolvimento de estratégias pedagógicas, motivacionais e socioeducacionais mais assertivas combinando-o com o teste vocacional que tem o objetivo O objetivo desta ação é estimular e orientar os alunos no momento decisivo da escolha profissional, fornecendo a eles informações e reflexões que os ajudem a alinhar seus talentos, interesses e habilidades às demandas do mercado e às suas aspirações pessoais.
O teste conta com:
● Avaliação de perfil: identificação de aptidões, preferências e estilos de trabalho.
● Relatório individualizado: com análise detalhada e sugestões de áreas e carreiras compatíveis.
● Devolutiva orientativa: momento de feedback, no qual o aluno poderá esclarecer dúvidas e compreender melhor as possibilidades apresentadas.
Com essa iniciativa, reafirmamos nosso papel de parceiros na construção dos projetos de vida dos nossos alunos, fortalecendo sua confiança para trilhar o caminho que melhor corresponda aos seus sonhos e potencialidades.








