Ensino Fundamental I – Colégio Belo Futuro Internacional

Ensino Fundamental I

Ensino Bilíngue

Proposta Pedagógica
Séries Iniciais - Primeiro Ciclo (1º e 2º ano)

1º ano

O primeiro ano tem uma função muito importante para o desenvolvimento escolar de uma criança. Além de consolidar uma alfabetização de qualidade, nossa preocupação é preparar essa criança para entender a função social da escrita e, assim, assegurar um aprendizado completo e individualizado.

A alfabetização é o processo de aprendizagem por meio do qual se desenvolve a habilidade de ler e escrever. Já o letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais. Então, uma das principais diferenças está na qualidade do domínio sobre a leitura e a escrita. E o nosso colégio tem um sério compromisso com essa fase. Nos dedicamos diariamente para que os nossos educandos se desenvolvam e atinjam os objetivos dessa série.

Nossa alfabetização é individual, respeitando a fase em que se encontra cada criança, respeitando seu tempo e trabalhando de forma efetiva para sua evolução. Entendemos que cada criança é única. Além disso, a criança deve ser autora de sua própria história. Ela será estimulada a contar e produzir pequenos textos, desenvolvendo a sua criatividade e autonomia para seguir com os novos desafios que estão por vir.

2º Ano

O segundo ano é tão importante quanto o primeiro. Sistematiza tudo o que foi trabalhado no primeiro ano e traz novos desafios, como a letra cursiva. No decorrer desse processo de alfabetização, é imprescindível que a criança entre em contato com a leitura e escrita, manipulando, utilizando e criando diferentes textos, contextualizando a sua realidade, de maneira não simulada e que tenha sentido para ela.

É importante que os alunos compreendam os objetivos dos diferentes gêneros textuais e suas características particulares, além de conseguirem escrever, se tornando autores de pequenos textos e interpretando-os de maneira competente.

Avaliação

A avaliação no Primeiro Ciclo do Fundamental I consiste em uma avaliação contínua do indivíduo, por meio de sondagens periódicas e avaliação diagnóstica permanente. Trabalhamos com conceitos e habilidades adquiridas, preparando o aluno de forma gradativa para o Segundo Ciclo, que já exige avaliações bimestrais.

Proposta Pedagógica
Segundo Ciclo (3º ao 5º ano)

A escola é um espaço de interação e convívio humano, pautada no acolhimento, no respeito e no cultivo da sensibilidade, juntamente com o da racionalidade. Para fortalecer esses aspectos, a partir da segunda etapa do Ensino Fundamental I, o aluno deve se identificar como membro da comunidade escolar, percebendo suas novas responsabilidades e seu papel como protagonista do processo de ensino-aprendizagem.

Nossos alunos contam com o apoio de professores altamente qualificados, que recebem formação continuada e atuam como mediadores neste processo de desenvolvimento intelectual, social, físico, emocional e cultural. Essa evolução é trabalhada em um ambiente favorável ao desenvolvimento das habilidades, para que os estudantes sejam capazes de utilizar os saberes adquiridos em diferentes âmbitos de seu cotidiano, tais como a ampliação do domínio da leitura, da escrita e do cálculo, a percepção dos valores fundamentais da nossa sociedade, a compreensão das tecnologias, das artes, do sistema político e das relações sociais e ambientais.

Também trabalhamos de modo interdisciplinar, a fim de associar os saberes de diferentes áreas em prol de uma formação mais completa e integrada. Um dos diferenciais para o segundo ciclo é a abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), com aulas direcionadas que acontecem duas vezes por semana.

Avaliação

No Segundo Ciclo do Fundamental I, analisamos o desempenho escolar de nossos alunos por meio de atividades avaliativas frequentes e realizadas em diversos formatos. Contamos com a aplicação de avaliações bimestrais, que se dividem pelas quatro áreas de conhecimento trabalhadas: Práticas de Linguagem (PL), Matemática e suas Tecnologias (MAT), Ciências Naturais (CN) e Ciências Humanas (CH).

Além disso, o grande diferencial do nosso processo avaliativo é a análise e desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos nossos alunos, ou seja, cada criança também é estimulada a trabalhar os seus valores e competências pessoais na vivência escolar.

Ensino Bilíngue

Certamente, ter o domínio efetivo da língua inglesa na atualidade é imprescindível para saber aproveitar as oportunidades de um mundo globalizado. No Ensino Fundamental I, construímos uma sólida base de inglês, disponibilizando uma grade horária de dez horas semanais para o ensino do idioma, divididas entre gramática, aulas de conversação e informática.

Projetos

Por meio dos projetos, o Colégio Belo Futuro fortalece em seus alunos os vínculos familiares e os laços de solidariedade e tolerância entre todos os indivíduos.

Projetos Gerais


Momento da Leitura

Aqui no Belo, além de trabalharmos o pedagógico, gostamos de incentivar os momentos em família. Por isso, no ano de 2021, criamos o Momento da Leitura, que busca estimular o hábito da leitura entre as famílias do nosso colégio. Funciona assim: nos encontramos virtualmente de segunda a sexta, durante 15 minutos, para lermos juntos, totalizando 15 dias a cada edição. Já estamos na quarta edição e o número de leitores aumenta cada vez mais. É um projeto gratificante.

Café da Manhã com as Famílias

No início de cada semestre, reunimos as famílias por segmento em um final de semana, para degustarmos um delicioso café da manhã, fazendo desse momento uma prática para fortalecer os laços afetivos e promover trocas de ideias.

Mostra Cultural (UNESCO)

Evento que ocorre todo ano, no qual trabalhamos de acordo com o tema anual anunciado pela UNESCO, envolvendo toda a comunidade escolar no desenvolvimento deste projeto. As produções são feitas ao longo do ano e apresentadas em nossa mostra, sempre repleta de maravilhosos trabalhos, pesquisas e projetos que são realizados pelos estudantes, sob orientação dos professores. Contamos também com a cobertura jornalística deste evento, realizada pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio.

Feira Literária

Evento anual que tem como objetivo estimular a leitura de diferentes gêneros literários, promovendo atividades que despertem o desejo de ler e levem à descoberta do prazer que a leitura proporciona, além de apresentarem gêneros textuais de acordo com cada faixa etária.

Olimpíadas Matific

Acessando a plataforma Matific, os alunos aprendem Matemática por meio de jogos e situações do dia a dia. Realizamos durante o semestre uma imersão interna nos exercícios da plataforma, na qual nos preparamos para a participação das Olimpíadas com os outros colégios. Em 2019, participamos pela primeira vez e conquistamos o quarto lugar entre as cinco mil escolas brasileiras participantes!

Viagem à Diversidade Cultural

Temos em nosso colégio a diversidade de linguagem, de tradições, de culinária, de costumes, entre outras características típicas de cada país. Trabalhamos essa diversidade cultural por meio de trocas de experiências de cada descendência presente entre os alunos. Realizamos uma exposição de objetos e receitas típicas no colégio com os nossos alunos, por sala, com a finalidade de conhecermos as diferentes culturas e origens de cada um.

Saídas Pedagógicas

Dividimos em dois momentos as saídas pedagógicas. No primeiro semestre, os passeios são voltados à língua portuguesa, e no segundo, à língua inglesa. Ambos com os mesmos objetivos, de reforçar os projetos realizados em sala por meio da vivência dos alunos em cada passeio.

Visitas às Famílias

O objetivo das visitas é criar e fortalecer os vínculos entre a família e a escola. Realizamos no início do ano letivo com os alunos novos do colégio e visitamos as demais famílias no decorrer do ano.

Projetos por Turma


De Letra em Letra - 1º ano

O projeto de Letra em Letra tem como objetivo trabalhar todas as letras do alfabeto, sistematizando a escrita e a leitura durante o ano. Cada letra é trabalhada individualmente, a fim de capacitar a criança para a leitura de palavras, de modo que ela perceba os sentidos das letras, identificando escritas semelhantes. No primeiro ano, o alfabeto tem som - isso mesmo, ensinamos o som da primeira letra de cada palavra. A partir daí, a pronúncia completa do vocábulo é construída pela mistura de cada som, permitindo que a criança leia toda e qualquer palavra.

Escritor Mirim - 2º ano

No 2º ano, começamos a trabalhar a letra cursiva, atuando com diferentes gêneros textuais, como poema, conto, fábula, parlenda, carta, bilhete, lista, entre outros. Para reforçar os estudos da letra cursiva, realizamos o Projeto Escritor Mirim, no qual trabalhamos com o gênero textual “Biografia”, com o objetivo de estimular a capacidade criativa de cada criança e consolidar a sua apropriação da linguagem escrita. O projeto promove situações de leitura e elaboração de biografias e autobiografias, trabalhando com um destinatário real para as produções. Os alunos serão os autores de suas biografias.

Autores do Futuro - 3º ano

Após a leitura de inúmeros textos, os alunos são convidados, no segundo semestre, a elaborar os seus próprios textos, para que possamos perceber sua evolução na escrita e na organização textual. Com acompanhamento e atividades diárias que fortalecem esses conhecimentos, os alunos se tornam autores e ilustradores de suas próprias histórias, e essa produção se transforma em livro.

Resenhando com o 4º ano

Toda semana, os alunos têm uma meta de leitura na plataforma Elefante Letrado - às vezes livros indicados e às vezes leituras livres. Há um sorteio semanal, em que o aluno sorteado escreve uma resenha que será postada no blog da turma (www.resenhandocomo4ano.blogspot.com), juntamente com um vídeo indicando a leitura feita. Todas as resenhas serão encadernadas e ficarão na biblioteca, para que os alunos dos próximos anos possam consultá-las.

Jornal Digital - 5º ano

O projeto tem como finalidade a elaboração de um jornal em sala de aula, levando o aluno a aumentar sua competência linguístico-discursiva, conhecer o gênero textual “Notícia”, interagir com os colegas na produção de trabalhos coparticipativos, além de conscientizar-se da realidade, por meio das informações coletadas sobre acontecimentos do mundo.