Ensino Fundamental II – Colégio Belo Futuro Internacional

Ensino Fundamental II

English in Use

Proposta Pedagógica

A proposta educacional do Ensino Fundamental II parte da concepção sociointeracionista, com foco na interação do educando com seu meio social, cultural e histórico. Com a utilização de recursos tecnológicos e desenvolvimento de projetos que possibilitam práticas pedagógicas cada vez mais interativas, colaborativas e dinâmicas, nosso principal objetivo é criar possibilidades de aprendizagem, considerando as potencialidades individuais de nossos estudantes. Nossa formação é voltada a um currículo interdisciplinar, aplicado por meio de um processo ativo de construção do conhecimento, com consciência e significado, e munido de saberes que permitam conhecer, compreender e transformar o mundo.

Avaliação

O processo avaliativo ocorre de forma contínua e foca nas aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas em diferentes contextos escolares, abrangendo de forma global as habilidades e competências trabalhadas com os alunos bimestralmente.

Seguimos quatro eixos estruturantes para embasar nosso processo avaliativo:

- Investigação científica;
- Processo criativo;
- Mediação;
- Valores e Autonomia / Empreendedorismo.

Assim, o processo avaliativo é realizado aula a aula, por meio do desenvolvimento de projetos, pesquisas, apresentações, debates, simulados, provas, entre outros. Também ocorrem as semanas de sistematização das avaliações mensais e bimestrais, com o processo de recuperação de aprendizagem e rendimento de ambas as avaliações. Dessa forma, asseguramos que não apenas resultados quantitativos sejam apontados, mas também que dados e informações sejam fornecidos aos professores, sobre como o trabalho de ensino-aprendizagem tem se consolidado com nossos alunos.

English in Use

O aprendizado de outras línguas encoraja o diálogo, a tolerância e a cooperação entre diferentes culturas. Por isso, o estudo do inglês neste segmento do Colégio Belo Futuro, chamado de English in Use, vai além apenas da formação de alunos fluentes em inglês, pois planta sementes muito importantes para gerar cidadãos conscientes da importância da diversidade cultural. Para trabalhar com nossos adolescentes e pré-adolescentes, desenhamos um estilo diferente de aula para este segmento. As aulas não necessariamente focam no estudo da gramática, mas no uso efetivo do idioma. As aulas são baseadas em projetos, nos quais os alunos falam sobre tópicos atuais do mundo e da natureza, discutem ideias e apresentam soluções, apenas usando o idioma inglês. Além disso, oferecemos aos alunos do Fundamental II a valiosa opção de fazer o Exame Cambridge, um certificado de proficiência em inglês reconhecido internacionalmente, aplicado pelo departamento Cambridge English, da Universidade de Cambridge.

Material Digital Geekie One

Material Digital Geekie One

Do 6º ano à 2ª série do Ensino Médio, nossos alunos contam com a plataforma Geekie One, que oferece um vasto universo de conteúdos online, além de ferramentas diagnósticas da aprendizagem, recursos interativos, avaliações digitais, videoaulas e tantas outras tecnologias da educação que favorecem o processo educacional e possibilitam o ensino híbrido. Cada aluno tem o seu chromebook por contrato de permuta, podendo desfrutar de todas essas vantagens. Assim, estudantes têm a possibilidade de planos de ensino personalizados, promovendo práticas e ações de acordo com as necessidades e oportunidades mapeadas. O processo de ensino-aprendizagem torna-se mais dinâmico e próximo à linguagem dos estudantes e seus interesses, potencializando também a interação entre alunos e professores.

Projetos

Com o objetivo de garantirmos sempre o protagonismo dos alunos e a aprendizagem significativa, investimos na realização de projetos interdisciplinares.

Projetos Gerais


Momento da Leitura

Aqui no Belo, além de trabalharmos o pedagógico, gostamos de incentivar os momentos em família. Por isso, no ano de 2021, criamos o Momento da Leitura, que busca estimular o hábito da leitura entre as famílias do nosso colégio. Funciona assim: nos encontramos virtualmente de segunda a sexta, durante 15 minutos, para lermos juntos, totalizando 15 dias a cada edição. Já estamos na quarta edição e o número de leitores aumenta cada vez mais. É um projeto gratificante.

Mostra Cultural (UNESCO)

Evento que ocorre todo ano, no qual trabalhamos de acordo com o tema anual anunciado pela UNESCO, envolvendo toda a comunidade escolar no desenvolvimento deste projeto. As produções são feitas ao longo do ano e apresentadas em nossa mostra, sempre repleta de maravilhosos trabalhos, pesquisas e projetos que são realizados pelos estudantes, sob orientação dos professores. Contamos também com a cobertura jornalística deste evento, realizada pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio.

Feira de Ciências

Nossa Feira de Ciências ocorre anualmente no mês de maio para os segmentos do Ensino Fundamental II e Médio. O evento busca desenvolver cada vez mais habilidades como cooperação, organização do pensamento, desenvoltura, apresentação, comunicação oral e escrita, além de abrir espaço para potencializarmos o senso crítico, analítico e o pensamento científico de nossos alunos. Uma atividade tão rica pedagogicamente não pode ocorrer sem a participação de todo o corpo docente e protagonismo dos alunos. Reservamos sempre uma data especial para essa atividade em nosso calendário. Nosso Ensino Fundamental II trabalha com foco em Ciências, com projetos que trabalham o conteúdo de reações químicas, genética e muito mais!

Salas Ambiente

Nosso ano de 2020 começou com muitas novidades e inovações! Uma delas foi a criação das nossas Salas Ambiente. Com o objetivo de proporcionarmos aos nossos alunos uma aprendizagem cada vez mais ativa e significativa, próxima à realidade de nossos jovens, iniciamos este projeto de ambientação das salas por área de conhecimento. Contamos com uma minibiblioteca específica de cada área em todas as salas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, e laboratórios específicos para a prática das aulas de Ciências, Física, Química, Biologia, Robótica e Informática. Nossa Innovation Class traz toda a estrutura que propicia o estímulo do pensamento lógico para as aulas de Matemática, além da disposição de mesas e cadeiras, que estimula o trabalho cooperativo entre professores e alunos. Nós, do Belo Futuro, acreditamos que o processo de ensino-aprendizagem só ocorre de fato quando nossa prática é focada na vivência do aluno. Por isso, o ambiente também deve ser usado como uma das ferramentas para atingirmos nossos objetivos pedagógicos.

Projetos por Turma


Mapeamento Comportamental - 7º ano, 1ª série EM e 3ª série EM

Por meio da plataforma FindLine em parceria com a Sólides, realizamos o mapeamento do perfil comportamental dos alunos do 7º ano e 1ª e 3ª série do Ensino Médio. Tal mapeamento tem por objetivo fornecer aos professores dados para um aprofundamento maior sobre o perfil das turmas e dos alunos de forma individualizada, possibilitando o desenvolvimento de estratégias pedagógicas, motivacionais e socioeducacionais mais assertivas. Para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, em especial, garantimos uma orientação mais efetiva sobre a escolha de carreira.

Olimpíadas Matific - 6º ano

Acessando a plataforma Matific, os alunos aprendem Matemática por meio de jogos e situações do dia a dia. Realizamos durante o semestre uma imersão interna nos exercícios da plataforma, na qual nos preparamos para a participação das Olimpíadas com os outros colégios. Em 2019, participamos pela primeira vez e conquistamos o quarto lugar entre as cinco mil escolas brasileiras participantes!

Simulação do Fórum da ONU - 9º ano

Nossos estudantes desenvolvem ainda mais seu senso crítico e argumentativo, em defesa dos países integrantes da ONU (Organização das Nações Unidas), em torno de um tema da atualidade previamente definido e estudado. Além de realizarem pesquisas sobre política, economia, cultura e interesses desses países quanto à questão escolhida, nosso alunos finalizam este grande projeto com a realização de um fórum diplomático, em que cada aluno representa uma nação.

Projeto Travessia - 9º ano

Este concurso é realizado anualmente e consiste na construção minuciosa de um protótipo de ponte com palitos de sorvete, inteiramente feita pelos alunos, sob supervisão do professor, desde o planejamento até o teste de execução. Este tradicional projeto possibilita trabalharmos o raciocínio lógico, o senso de coletividade, a cooperação e o trabalho em equipe. Os selecionados têm a oportunidade de apresentar o projeto no evento anual realizado pelo Centro Universitário FEI, o Concurso Travessia.

Professores Tutores


Desenvolvendo a educação emocional

Para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, temos o Projeto de Tutoria, em que cada turma tem um professor responsável por trabalhar atividades voltadas especificamente ao desenvolvimento socioemocional de nossos estudantes, auxiliando não somente na socialização e fortalecimento de vínculos, mas também mediando situações emocionais que permeiam o desenvolvimento emocional dessa faixa etária.