O Colégio – Colégio Belo Futuro Internacional

O Colégio

Sobre Nós

Educação para todos, com ênfase na educação pela paz, foi o lema principal que nos incentivou a trabalhar com educação pelo mundo desde 1983.

Em 2006, começamos a atuar no ramo educacional no Brasil, buscando consolidar uma formação embasada na capacitação integral de nossos alunos, no desenvolvimento de habilidades para a vivência de mundo e em um processo educativo que pense o ser humano em todas as suas dimensões, valorizando os imperativos éticos, as competências socioemocionais e os valores humanos.

Nossa Abordagem

Nosso trabalho pedagógico se baseia na abordagem sociointeracionista e busca proporcionar um ambiente educativo em que o estudante:

• Amplie sua capacidade de aprender continuamente, por meio da valorização de seu repertório prévio;
  • Desenvolva suas habilidades e competências nos campos das Ciências, Artes e Socioemocional;
  • Cultive experiências sólidas que possibilitem a formação integral do indivíduo, voltada à criação de vínculos familiares, à solidariedade humana e ao respeito à diversidade;
  • Desperte seu protagonismo dentro do processo de ensino-aprendizagem;
  • Desenvolva a autonomia, sendo capaz de usar seu senso crítico para contribuir de modo positivo e construtivo dentro da sociedade em que vivemos;
  • Caminhe na construção de um ideal de servir, baseado na possibilidade de atuação para a melhoria do mundo em que vivemos.

Nossos Diferenciais

Cultura Tecnológica

Imagine uma escola que usa a tecnologia como uma grande aliada no ensino!
Aqui no Colégio Belo Futuro Internacional, isso é realidade: oferecemos aulas de programação em inglês, robótica, ensino maker, além do uso diário de diversas plataformas tecnológicas como a Geekie, Árvore de livros, Joca e Matific, todas acessadas pelo Chromebook individual de cada aluno.

Apoio Socioemocional e Educação Afetiva

Aqui, enxergamos cada indivíduo em sua totalidade, valorizando todos os aspectos de sua vivência, sejam eles de ordem cognitiva/intelectual ou subjetiva/emotiva. Dispomos de um programa de acompanhamento psicológico individualizado, o Wisefull, que coloca os alunos em contato com uma psicóloga especializada em consultoria escolar, responsável por otimizar o ambiente educacional e as relações interpessoais nele inseridas. Além disso, temos uma disciplina chamada “Valores e Autonomia” em nossa grade curricular, que trabalha o desenvolvimento emocional, a educação financeira, as relações afetivas, entre outros assuntos muito importantes.

Somos uma Escola Associada da UNESCO

O Colégio Belo Futuro Internacional integra o Programa de Escolas Associadas (PEA) da UNESCO, que tem como objetivo levar a ideia da cultura de paz também ao campo da educação. As escolas participantes do programa se comprometem a educar para a paz, para o desenvolvimento sustentável, para a aprendizagem intercultural e para o enfrentamento dos grandes problemas que vive o mundo contemporâneo. Trata-se de uma iniciativa presente em quase 200 países, reunindo cerca de 12 mil escolas em prol de ideais pela melhora de nosso mundo. No Brasil, temos a segunda maior rede de colégios associados entre todos os países, e somamos mais de 500 instituições de ensino integrantes do programa. Todo ano, as escolas associadas têm o dever de desenvolver, à sua maneira, projetos ligados ao tema central trabalhado pela UNESCO. No Belo Futuro, realizamos anualmente uma Mostra Cultural, com muitas atividades paralelas de engajamento e preparação, que envolvem todas as turmas do colégio. Incentivamos o trabalho em equipe, feito com responsabilidade e dedicação. O resultado é sempre surpreendente!