Educação Infantil – Colégio Belo Futuro Internacional

Ensino Bilíngue

Proposta Pedagógica

Para a Base Nacional Comum Curricular, a Educação Infantil, a primeira etapa da educação básica, consiste em interações e brincadeiras.

Para isso, o Colégio Belo Futuro assegura 6 direitos de aprendizado e desenvolvimento.

São eles:

Aqui no Belo Futuro nossa proposta pedagógica é pautada na abordagem sociointeracionista: a criança aprende trocando informações e aprendizados, sendo protagonista do seu conhecimento. Por meio da troca de informações, experiências e vivências do educando no ambiente escolar, construímos o processo de ensino e aprendizagem. O professor é mediador do conhecimento, auxiliando a criança a explorar, por meio da prática, os assuntos apresentados.

Ensino Bilíngue

Inglês todos os dias!
Aqui os alunos vivenciam um ambiente multicultural que valoriza a diversidade de uma maneira leve e divertida. No aprendizado do inglês são exploradas histórias, canções, rimas e jogos tradicionais de diferentes culturas. Com aulas diárias e uma carga horária de até cinco aulas por semana no Kids 3 (Maternal), Kids 4 (Jardim) e Kids 5 (Pré), os alunos têm uma ampla exposição ao idioma, fazendo com que o aprendizado se consolide de maneira profundamente significativa.

Adaptação

O período de adaptação é feito com muito amor e acolhimento. Entendemos que é importante acolher os alunos, para que se sintam seguros neste novo ambiente escolar. Este é o momento de estabelecer vínculos com as professoras, coleguinhas, conhecer o ambiente escolar e cada cantinho que fará parte da rotina do educando.

Desta forma, cada vez mais a criança se sente segura, e estará pronta para aprender. Os vínculos são fortalecidos durante todo o ano. Acreditamos que cada criança é única, e o olhar amoroso faz toda a diferença neste processo.

Projetos

Uma das ferramentas pedagógicas que utilizamos são os projetos. Por meio dos projetos, podemos trabalhar temas relevantes, atuais e pertinentes à faixa etária. Os conteúdos são contextualizados e se associam ao que estão aprendendo nas disciplinas curriculares, dando um sentido criativo à aprendizagem.

Projetos Gerais

Mostra Cultural (UNESCO)

O evento anual é trabalhado de acordo com o tema proposto pela UNESCO e envolvendo toda a comunidade escolar no desenvolvimento de projetos incríveis e criativos. As produções dos trabalhos, pesquisas e projetos são realizados pelos estudantes ao longo do ano sob orientação dos professores. Evento anual que tem como objetivo estimular a leitura de diferentes gêneros literários, promovendo atividades que despertem o desejo de ler e levem à descoberta do prazer que a leitura proporciona, além de apresentarem gêneros textuais de acordo com cada faixa etária.

FELB

Olimpíadas Matific

Aprendendo Matemática de uma forma divertida!
Acessando a plataforma Matific, os alunos aprendem a matéria por meio de jogos e situações do dia a dia. Realizamos durante o semestre uma imersão interna nos exercícios da plataforma, na qual nos preparamos para a participação das Olimpíadas com os outros colégios.

Projetos por Turma

Mestre Cuca - Kids 4

Nesse projeto os alunos compartilham experiências deliciosas trazendo uma receita importante para a família, que pode estar conectada com a cultura, descendência ou gosto familiar, e claro, com muita história e a participação da criança na escolha. Os alunos preparam a receita em casa junto com a família e trazem para a escola, dividindo com a turma em um piquenique super divertido.

Meu Mascote Favorito - Kids 5

Neste projeto, a ideia é que as crianças recebam a visita do mascote da turma (um brinquedo de pelúcia) em suas casas. O personagem irá acompanhar o aluno em suas atividades cotidianas, e o aluno deverá registrar em um caderno personalizado como foi esse período, por meio de fotos, desenhos, colagens, arriscando até mesmo as primeiras tentativas de escrita. Ao final de uma semana com o convidado especial, a criança será incentivada a contar para a sala como foi a experiência.

Interkids 3 e 4

Novidade em nosso colégio, para atender uma demanda crescente, e solicitação da comunidade escolar. Na Educação Infantil, podemos trabalhar com grupos que se integram - falamos não mais de faixa etária, e sim de fases da infância. Nossa sala Interkids 3 e 4 é formada por crianças de 3 a 4 anos.

Nosso objetivo é propiciar aprendizagens a partir dessa interação, em função das diferenças individuais e também pela colaboração entre as crianças. A experiência nos mostra que, nessa faixa etária, grupos mais heterogêneos propiciam que as crianças tenham mais tranquilidade para aprender umas com as outras e para mostrar o que sabem e o que não sabem.

É importante a valorização das brincadeiras e conversas, pois a satisfação com as descobertas se alia ao reconhecimento e respeito pelos conhecimentos e contribuições de cada um. As crianças compartilham todas as atividades da rotina e encontram desafios diversificados e específicos para a conquista de autonomia e para o aprendizado contínuo dos diferentes conteúdos curriculares, que consideram tanto os objetivos específicos para cada idade, como aquilo que cada uma já sabe e pode aprender.

No contexto de grupos mais heterogêneos, as crianças têm a oportunidade de observar colegas mais novos e mais velhos que ainda estão aprendendo ou já aprenderam aquilo que elas já dominam, o que institui um clima de confiança no tempo e no processo de aprendizagem de cada uma.

Existe um ganho maravilhoso para todos os envolvidos. Aumenta a participação e motiva a busca do saber.

Coordenadora do segmento, Carina Canto