Educação Infantil – Colégio Belo Futuro Internacional

Educação Infantil

Ensino Bilíngue

Proposta Pedagógica

Para a Base Nacional Comum Curricular, a Educação Infantil, a primeira etapa da educação básica, consiste em interações e brincadeiras.

Para isso, o Colégio Belo Futuro assegura 6 direitos de aprendizado e desenvolvimento.

São eles:

Aqui no Belo Futuro, nossa proposta pedagógica é pautada na abordagem sociointeracionista: a criança aprende trocando informações e aprendizados, sendo protagonista do seu conhecimento. Por meio da troca de informações, experiências e vivências do educando no ambiente escolar, construímos o processo de ensino e aprendizagem. O professor é mediador do conhecimento, auxiliando a criança a explorar, por meio da prática, os assuntos apresentados.




Ensino Bilíngue

No CBFI, a criança vivencia um ambiente multicultural que valoriza a diversidade. Assim, no aprendizado do inglês, são exploradas histórias, canções, rimas e jogos tradicionais de diferentes culturas. Com aulas diárias e uma carga horária de até cinco aulas por semana no Kids 3 (Maternal), Kids 4 (Jardim) e Kids 5 (Pré), os alunos têm uma ampla exposição ao idioma, fazendo com que o aprendizado se consolide de maneira profundamente significativa.

Adaptação

O período de adaptação é feito com muito amor e acolhimento. Entendemos que é importante acolher os alunos, para que se sintam seguros neste novo ambiente escolar. Este é o momento de estabelecer vínculos com as professoras, coleguinhas, conhecer o ambiente escolar e cada cantinho que fará parte da rotina do educando.

Desta forma, cada vez mais a criança se sente segura, e estará pronta para aprender. Os vínculos são fortalecidos durante todo o ano. Acreditamos que cada criança é única, e o olhar amoroso faz toda a diferença neste processo.

Projetos

Uma das ferramentas pedagógicas que utilizamos são os projetos. Por meio dos projetos, podemos trabalhar temas relevantes, atuais e pertinentes à faixa etária. Os conteúdos são contextualizados e se associam ao que estão aprendendo nas disciplinas curriculares, dando um sentido criativo à aprendizagem.

Projetos Gerais


Varanda de Histórias

Na Educação Infantil, temos um espaço muito charmoso que é a nossa Varanda de Histórias. Nela recebemos familiares dos nossos alunos, autores e os próprios alunos, para fazer contações de histórias, utilizando sua imaginação e criatividade. Essa varanda faz tanto sucesso, que virou o projeto “Varanda de Histórias”: um lugar onde todos podemos viajar no mundo dos livros, com muita imaginação e criatividade.

Mostra Cultural (UNESCO)

Evento que ocorre todo ano, no qual trabalhamos de acordo com o tema anual anunciado pela UNESCO, envolvendo toda a comunidade escolar no desenvolvimento deste projeto. As produções são feitas ao longo do ano e apresentadas em nossa mostra, sempre repleta de maravilhosos trabalhos, pesquisas e projetos que são realizados pelos estudantes, sob orientação dos professores. Contamos também com a cobertura jornalística deste evento, realizada pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio.

Feira Literária

Evento anual que tem como objetivo estimular a leitura de diferentes gêneros literários, promovendo atividades que despertem o desejo de ler e levem à descoberta do prazer que a leitura proporciona, além de apresentarem gêneros textuais de acordo com cada faixa etária.

Olimpíadas Matific

Acessando a plataforma Matific, os alunos aprendem Matemática por meio de jogos e situações do dia a dia. Realizamos durante o semestre uma imersão interna nos exercícios da plataforma, na qual nos preparamos para a participação das Olimpíadas com os outros colégios. Em 2019, participamos pela primeira vez e conquistamos o quarto lugar entre as cinco mil escolas brasileiras participantes!

Projetos por Turma


Maleta Viajante - Kids 3

A Maleta viajante é um projeto lúdico de leitura. A cada semana, um aluno é sorteado para levar a maleta de livros para casa, e juntamente com sua família, vai apreciar a leitura de um dos livros disponíveis na maleta. O aluno sorteado, após vivenciar a experiência com a maleta, faz um registro desse momento no caderno de memórias. Ao final da semana, o aluno e sua família são convidados para dividir essa história com os outros colegas de classe, numa manhã especial no colégio.

Mestre Cuca - Kids 4

O projeto consiste em escolher uma receita importante para a família, que seja referente à cultura, descendência ou gosto da família. É importante ter uma história e a participação da criança nessa escolha. A família faz essa receita em casa e, em um dia combinado com a escola, participa de um piquenique com a turma, para que eles experimentem a receita preparada.

Meu Mascote Favorito - Kids 5

Neste projeto, a ideia é que as crianças recebam a visita do mascote da turma (um brinquedo de pelúcia) em suas casas. O personagem irá acompanhar o aluno em suas atividades cotidianas, e o aluno deverá registrar em um caderno personalizado como foi esse período, por meio de fotos, desenhos, colagens, arriscando até mesmo as primeiras tentativas de escrita. Ao final de uma semana com o convidado especial, a criança será incentivada a contar para a sala como foi a experiência.

Interkids 3 e 4

Novidade em nosso colégio, para atender uma demanda crescente, e solicitação da comunidade escolar. Na Educação Infantil, podemos trabalhar com grupos que se integram - falamos não mais de faixa etária, e sim de fases da infância. Nossa sala Interkids 3 e 4 é formada por crianças de 3 a 4 anos.

Nosso objetivo é propiciar aprendizagens a partir dessa interação, em função das diferenças individuais e também pela colaboração entre as crianças. A experiência nos mostra que, nessa faixa etária, grupos mais heterogêneos propiciam que as crianças tenham mais tranquilidade para aprender umas com as outras e para mostrar o que sabem e o que não sabem.

É importante a valorização das brincadeiras e conversas, pois a satisfação com as descobertas se alia ao reconhecimento e respeito pelos conhecimentos e contribuições de cada um. As crianças compartilham todas as atividades da rotina e encontram desafios diversificados e específicos para a conquista de autonomia e para o aprendizado contínuo dos diferentes conteúdos curriculares, que consideram tanto os objetivos específicos para cada idade, como aquilo que cada uma já sabe e pode aprender.

No contexto de grupos mais heterogêneos, as crianças têm a oportunidade de observar colegas mais novos e mais velhos que ainda estão aprendendo ou já aprenderam aquilo que elas já dominam, o que institui um clima de confiança no tempo e no processo de aprendizagem de cada uma.

Trabalhamos em quatro eixos:

Construindo e Cuidando da Horta: Ciências Naturais
Varanda de Histórias: Práticas de Linguagem/Inglês
Jogos e Brincadeiras: Matemática e suas Tecnologias
Cantirolando: Música e Artes

Existe um ganho maravilhoso para todos os envolvidos. Aumenta a participação e motiva a busca do saber.

Coordenadora do segmento, Carina Canto